bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:22
Temperatura: -12.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Namíbia trava compra de fatias em bacia de petróleo por Petrobras e TotalEnergies

Namíbia trava compra de fatias em bacia de petróleo por Petrobras e TotalEnergies

A Namíbia não reconhecerá a compra de participações offshore na Bacia de Luderitz anunciada pela TotalEnergies e pela Petrobras até que as empresas petrolíferas sigam o processo adequado para aprovação. Essa decisão foi confirmada pelo porta-voz da Presidência, Jonas Mbambo, que afirmou que nenhuma transação pode ser reconhecida ou considerada válida até que um pedido formal seja apresentado e o processo legal prescrito seja concluído.

A TotalEnergies e a Petrobras anunciaram que adquiriram, cada uma, uma participação de 42,5% na licença de exploração PEL104 na costa da Namíbia. Essa aquisição marca uma expansão das participações da Total no país da África Austral, onde espera ser a primeira a produzir petróleo até o final da década.

Ministério exige aprovação prévia

O Ministério da Indústria, Minas e Energia afirmou que não foi notificado sobre os desenvolvimentos, conforme exigido por lei, e que só foi informado sobre o anúncio planejado do acordo “poucos minutos” antes de sua divulgação. O governo deixa claro que, de acordo com a lei, qualquer transferência, cessão ou aquisição de participações em licenças petrolíferas na Namíbia deve obter aprovação prévia do ministro.

As seguintes são as principais exigências do Ministério:

  • Aprovação prévia do ministro para qualquer transferência, cessão ou aquisição de participações em licenças petrolíferas;
  • Notificação ao Ministério da Indústria, Minas e Energia sobre os desenvolvimentos;
  • Conformidade com as leis e regulamentos da Namíbia.

A Namíbia visa a sua primeira produção de petróleo, ao mesmo tempo que introduz mudanças regulatórias de longo alcance que afetam o setor energético. O recém-empossado ministro da Energia, Modestus Amutse, apresentou o Projeto de Emenda à Lei do Petróleo (Exploração e Produção), que estabelecerá a Unidade de Petróleo Upstream como uma nova autoridade reguladora.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link