As novidades não param na Azzas 2154 (AZZA3) – e prometem levar mais volatilidade para as ações.
Após o anúncio de que Thiago Hering, CEO da unidade de negócio Basic, deixará o cargo a partir de 1º de outubro, alguns desdobramentos já apareceram sobre novos comandos na unidade.
De acordo com a Exame, um importante desdobramento ocorrerá por meio de uma aquisição. A Azzas está na fase final de negociações para adquirir a Cariuma, uma marca de tênis fundada pelos ex-executivos da Arezzo, David Python e Fernando Porto.
Além de ampliar seu portfólio, a aquisição deve trazer uma nova liderança para a Hering, com o Python assumindo como CEO da divisão de básicos do grupo, substituindo assim Thiago Hering. Fernando Porto viria como número 2. A transação deve ser concluída até o final do mês, segundo o noticiário, embora a empresa ainda não tenha confirmado a notícia.
Ibovespa: o que fez o índice interromper uma sequência de 3 baixas e subir 0,8%
Dados do ADP e de pedidos de auxílio desemprego nos EUA reforçaram visão de corte de juros pelo Fed
Dólar hoje fecha em leve queda a R$ 5,44 com expectativa por corte de juros nos EUA
Na quarta-feira, o dólar à vista fechou em baixa de 0,38%, aos R$5,4541
Na visão do JPMorgan, em um mercado desafiador com disponibilidade limitada de talentos, isso soaria como uma movimentação de “acqui-hire” [compra de uma empresa com o objetivo principal de contratar os seus funcionários talentosos, e não necessariamente os seus produtos ou ativos], já que acredita que fusões e aquisições não fazem parte da agenda de curto prazo da empresa, diante de um processo de integração complexo e turbulento.
“Dito isso, junto ao anúncio da saída de Hering, foi mencionado que outra mudança organizacional será anunciada até 1º de outubro. Assim, apesar da estrutura de contratação potencialmente inesperada, a nomeação da nova liderança não é uma surpresa completa”, apontam os analistas.
Ainda assim, avaliam, o principal risco é que o possível alvo de M&A (fusões e aquisições) traga ruídos para o acordo de licenciamento da Vans no Brasil, já que a Cariuma atua no mesmo segmento da Vans – que tem apresentado desempenho inferior recentemente.
No entanto, a Cariuma está focada principalmente nos mercados dos EUA e Ásia, o que pode limitar conflitos de interesse.
O banco pondera ainda que, apesar de ter um histórico sólido em gestão de marcas e provavelmente franquias de seu trabalho anterior na Arezzo, Python tem experiência limitada no setor têxtil/vestuário.
“No geral, acreditamos que essa notícia deve trazer mais ruído ao case, pois envolve a aquisição de uma marca pequena no contexto em que parte da agenda de simplificação da empresa é a descontinuação de marcas pequenas e não essenciais”, conclui. Contudo, o banco segue com recomendação overweight (exposição acima da média do mercado, equivalente à compra) para Azzas 2154. Nesta quinta após anúncio, as ações caíram modestos 1,10%, mas ainda figuraram entre as maiores baixas do Ibovespa, em um dia de ânimo do mercado.
infomoney.com.br/">InfoMoney.