Morte de Bebê após Consumo de Fórmula Infantil da Nestlé é Investigada na França
A Justiça francesa abriu uma investigação após a morte de um bebê que consumiu uma fórmula infantil da Nestlé, que foi retirada do mercado devido ao risco de contaminação com a toxina cereulide, produzida pela bactéria Bacillus cereus.
A Nestlé começou a recolher lotes de fórmulas em dezenas de países, incluindo o Brasil, onde foram afetadas unidades das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino.
O bebê que faleceu na França consumiu a fórmula da marca Guigoz, comercializada na França, entre os dias 5 e 7 de janeiro. O Ministério Público solicitou análises para determinar a presença ou não da toxina no produto e uma autópsia do bebê.
Causas da Contaminação
De acordo com o Ministério da Agricultura francês, as retiradas se devem a uma matéria-prima fornecida por um mesmo produtor na China, que é um dos poucos fornecedores no mundo de ácido araquidônico, uma substância de síntese que entra na composição de alguns leites infantis.
A ONG Foodwatch anunciou que apresentará uma denúncia para “lançar luz” sobre essas retiradas, afirmando que “milhões de bebês no mundo estavam afetados”. As unidades possivelmente contaminadas foram produzidas numa fábrica na Holanda e enviadas a diversos países.
Recomendações para Pais e Responsáveis
A Anvisa proibiu os lotes enviados ao Brasil e alertou que o consumo de alimento contaminado por essa toxina pode causar vômito persistente, diarreia ou letargia. A orientação é que pais e responsáveis verifiquem o número do lote impresso no rótulo da fórmula e não a utilizem se pertencer a um dos lotes recolhidos.
- Verificar o número do lote impresso no rótulo da fórmula;
- Não utilizar a fórmula se pertencer a um dos lotes recolhidos;
- Entrar em contato com a área de Atendimento ao Consumidor da Nestlé para a devolução do item e reembolso integral.
Se a criança apresentar sintomas compatíveis com decorrentes do consumo de um item contaminado, a Anvisa orienta a busca imediata por atendimento médico.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link