bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 01:00
Temperatura: 7.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Ministro de Minas e Energia Desconhece Fundo de Recursos do Petróleo para Transição Energética

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou não ter conhecimento sobre a criação de um novo Fundo que utilize recursos do petróleo para ações socioambientais no combate às mudanças climáticas. Essa declaração foi feita após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mencionar a possibilidade de estabelecer um mecanismo desse tipo, sem fornecer detalhes.

Em discurso, Lula destacou a importância de direcionar parte dos lucros da exploração de petróleo para a transição energética, como um caminho válido para países em desenvolvimento. Ele também mencionou a criação de um Fundo para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática.

No entanto, o ministro Alexandre Silveira não tem informações sobre a implementação desse Fundo. Já existe o Fundo Social, criado em 2010, que utiliza recursos do petróleo para políticas públicas, mas não está claro se esse novo Fundo seria uma expansão ou uma entidade separada.

Outras Iniciativas

Além disso, Lula também falou sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), que terá capital misto, público e privado. No entanto, não está prevista a entrada de recursos arrecadados com a exploração do petróleo nesse mecanismo.

A utilização de dinheiro do petróleo para políticas públicas é uma premissa antiga, e o governo parece estar explorando diferentes opções para financiar a transição energética e promover a justiça climática.

  • A criação de um novo Fundo para a transição energética é uma possibilidade mencionada pelo presidente Lula.
  • O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não tem informações sobre a implementação desse Fundo.
  • O Fundo Social, criado em 2010, já utiliza recursos do petróleo para políticas públicas.

É importante acompanhar as novas desenvolvimentos sobre a criação de um novo Fundo e como ele pode impactar a transição energética e a justiça climática no Brasil.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link