Ministro de Israel Confirma Presença na 1ª Reunião de Conselho da Paz de Trump
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Saar, confirmou sua participação na primeira reunião formal do Conselho da Paz, organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O encontro está marcado para 19 de fevereiro e contará com a presença de delegações de pelo menos 20 países, incluindo chefes de Estado.
A reunião do conselho tem como objetivo discutir a reconstrução de Gaza e a estabilização da região. Autoridades americanas informaram que Trump anunciará um plano de reconstrução de bilhões de dólares para Gaza e detalhará os planos para uma força de estabilização autorizada pela ONU para o enclave palestino.
Objetivos da Reunião
A reunião do conselho visa:
- Discutir a reconstrução de Gaza após dois anos de guerra que deixaram grande parte do enclave palestino em ruínas.
- Estabelecer uma força de estabilização autorizada pela ONU para a região.
- Avançar nas próximas etapas do plano de Trump para encerrar a guerra em Gaza.
Israel e o grupo militante palestino Hamas concordaram com o plano de Trump no ano passado, com um cessar-fogo entrando em vigor em outubro. No entanto, ambos os lados acusaram um ao outro de violar o cessar-fogo, e o governo de Trump está pressionando por avanços nas próximas etapas previstas no plano.
Autoridades americanas afirmaram que Trump anunciará que vários países planejam fornecer milhares de soldados para a força de estabilização que deve ser enviada a Gaza nos próximos meses. No entanto, o Hamas rejeitou as exigências para depor as armas, e Israel afirmou que, se o grupo não se desarmar pacificamente, Israel terá que forçá-lo a fazê-lo.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link