Denúncia do Ministério Público contra Vice-Presidente do Corinthians
O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra Armando Mendonça, vice-presidente do Corinthians, pelo caso conhecido como “caso Nike”. A investigação da Polícia Civil sobre a suspeita de desvio de patrimônio havia sido arquivada no fim de maio, mas a Procuradoria decidiu prosseguir com a denúncia.
A denúncia apresentada pelo promotor Cássio Roberto Conserino acusa Mendonça dos crimes de apropriação indébita agravada e furto qualificado. Além disso, o vice-presidente é acusado de coação no curso do processo por supostas ameaças a testemunhas e diretores que investigavam as irregularidades.
Uma auditoria interna realizada pelo Corinthians identificou o “desaparecimento” de 131 itens de materiais esportivos, incluindo camisas, blusas, calças, tênis, shorts, malas e mochilas. Todas as retiradas de materiais foram vinculadas diretamente a Armando Mendonça, que teria solicitado e liberado os materiais para uso próprio ou de terceiros.
Prejuízo e Falhas na Governança Administrativa
O prejuízo total estimado é de R$ 6,21 milhões. Além disso, a denúncia aponta falhas na governança administrativa do clube, mencionando milhões de reais em notas fiscais não contabilizadas.
A Promotoria solicita o afastamento cautelar de Mendonça de suas funções para evitar interferências na instrução criminal, incluindo até a proibição de contato com diretores. Também é pedido o pagamento de indenizações por danos materiais e morais devido ao prejuízo causado à imagem da instituição.
- Prejuízo total estimado: R$ 6,21 milhões
- Falhas na governança administrativa do clube
- Afastamento cautelar de Mendonça solicitado
A denúncia apresentada pelo Ministério Público é um importante passo para esclarecer os fatos e responsabilizar os envolvidos. A investigação continua em andamento, e o caso pode ter implicações significativas para o clube e seus dirigentes.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link