Ministério da Saúde Intensificará Mobilização Contra Dengue no Brasil
O Ministério da Saúde está preparando uma ação de mobilização nacional contra a dengue, que será realizada no próximo sábado (8). O objetivo é conscientizar gestores públicos, profissionais da saúde e a população em geral sobre a importância das medidas recomendadas para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença.
De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa faz parte da campanha nacional “Não Dê Chance para Dengue, Zika e Chikungunya”, que foi lançada recentemente. O ministro destacou que é fundamental reforçar as ações de prevenção e orientação, especialmente nos locais em alerta para a dengue.
Algumas das principais medidas que serão adotadas incluem:
- Reforço na assistência, com equipes da Força Nacional de Saúde atuando em cidades com alta incidência da doença;
- Instalação de centros de hidratação;
- Distribuição de insumos e equipamentos, incluindo larvicidas, testes e nebulizadores portáteis.
Além disso, o ministro destacou que a vacina que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, em parceria com um fabricante chinês, é uma das principais apostas no enfrentamento à doença. A expectativa é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprove o imunizante até o fim deste ano, para que as primeiras doses possam ser aplicadas já em 2026.
De acordo com o ministro, os estudos finais da Anvisa estão indo muito bem e o calendário que foi anunciado em março deste ano vai ser cumprido. A previsão é que a farmacêutica chinesa WuXi Biologics produza e entregue para o Brasil 40 milhões de doses da vacina no próximo ano.
É importante destacar que, apesar da redução dos números de casos de dengue, o ministro considera a situação alarmante, especialmente porque os números costumam aumentar entre novembro e maio, quando as condições climáticas são mais favoráveis à proliferação do mosquito.
Portanto, é fundamental que a população participe ativamente no enfrentamento ao mosquito, adotando medidas simples, como eliminar locais que possam acumular água parada, onde o mosquito pode se reproduzir.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link