Microsoft Anuncia Projeto de “Superinteligência” Após Acordo com a OpenAI
A Microsoft anunciou recentemente que vai investir no desenvolvimento de uma forma mais avançada de inteligência artificial, chamada de “superinteligência”, com potencial para impulsionar descobertas em áreas como medicina e ciência dos materiais. Mustafa Suleyman, chefe da divisão de IA da Microsoft, comandará o novo MAI Superintelligence Team, que buscará objetivos ainda mais ambiciosos do que a chamada inteligência artificial geral (AGI).
Antes, a Microsoft havia concordado em não desenvolver AGI como parte de sua parceria com a OpenAI. No entanto, com a renegociação do acordo, a empresa de software pode agora desenvolver ferramentas de IA avançadas, o que até então limitava seus projetos a modelos menores e menos potentes que os usados no ChatGPT.
Objetivos do Projeto
O projeto buscará criar assistentes pessoais baseados em IA e promover avanços em saúde e energia limpa. A equipe pretende desenvolver o que chama de “superinteligência humanista”, voltada a beneficiar as pessoas e reduzir riscos associados a sistemas altamente automatizados.
- Criar assistentes pessoais baseados em IA
- Promover avanços em saúde e energia limpa
- Desenvolver “superinteligência humanista” para beneficiar as pessoas e reduzir riscos
Empresas como OpenAI e Meta também têm voltado seus esforços para a superinteligência, novo marco almejado no avanço da IA. No entanto, o termo “superinteligência” é impreciso, e ainda não há consenso sobre o grau de capacidade necessário para que um sistema ultrapasse o limite entre “inteligência geral” e “superinteligência”.
A iniciativa formaliza um trabalho que vinha sendo estruturado desde março, quando a Microsoft contratou Suleyman e licenciou a propriedade intelectual de sua startup, a Inflection AI. Com uma combinação de equipes reorganizadas e novas contratações, ele começou a desenvolver uma nova família de modelos de IA da Microsoft.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link