bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 22:34
Temperatura: 1.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Michelle e Carlos Bolsonaro divergem sobre vaga ao Senado de Santa Catarina em 2026

Veja também Huawei.

Disputa por Vaga ao Senado de Santa Catarina em 2026

A escolha de Carlos Bolsonaro para disputar uma vaga ao Senado por Santa Catarina nas eleições de 2026 gerou divergência entre ele e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A deputada Caroline de Toni, favorita para disputar a vaga pelo partido, conta com a simpatia de Michelle, que é presidente do PL Mulher e defende a presença de mais mulheres no Senado.

Embora dois senadores sejam eleitos no ano que vem, a segunda vaga deve caber ao senador Esperidião Amin, aliado de Bolsonaro. Amin é visto como um nome que agrega mais palanques no estado e amplia o eleitorado para a chapa. Além disso, possui a simpatia do governador Jorginho Mello.

A composição para o Senado é vista como uma prioridade para Bolsonaro, já que pretende fazer maioria na Casa para mobilizar ações contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A insistência de Michelle em ter De Toni como candidata faz com que o partido busque uma solução para acomodá-la, sem fazer com que concorra novamente à Câmara.

  • A deputada Caroline de Toni foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na atual legislatura.
  • Ela abriu mão da liderança da minoria da Câmara para que outro filho de Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro, pudesse cumprir o seu mandato à distância.
  • O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, admite a dificuldade de lidar com o tema e cogita pedir para que o Jorginho Mello a coloque de vice.

Michelle, à frente do PL Mulher, é responsável por atrair filiadas ao partido e montar a nominata feminina. Ela deve ser candidata ao Senado pelo Distrito Federal no ano que vem. Apesar da reclamação, ela não teria se oposto diretamente ao nome de Carlos. Depois de anos de relação conturbada, Carlos elogiou a ex-primeira-dama, a quem chamou de “guerreira”.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link