bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 16:32
Temperatura: 0.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Metanol: Ministério da Saúde anuncia compra de antídotos; casos chegam a 127

O Ministério da Saúde anunciou a compra de antídotos para tratar os casos de intoxicação por metanol no Brasil. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, há 127 casos de intoxicação confirmados até o momento, com casos em 12 estados.

O ministro recomendou que a população evite bebidas alcoólicas nos próximos dias, especialmente aquelas que estão em garrafas de destilados fechadas com roscas. Além disso, ele afirmou que não foram identificados casos de adulteração em bebidas alcoólicas vendidas em latas ou em garrafas com tampas metálicas.

Para enfrentar os casos de intoxicação, o governo adquiriu 12 mil ampolas de etanol farmacêutico, substância usada como antídoto, e 2.500 tratamentos de Fomepizol, outro antídoto para o metanol. Esses medicamentos serão distribuídos para os Centros de Referência de Toxicologia espalhados pelo País.

Aos profissionais de saúde, a recomendação é de que façam a notificação imediata já na primeira suspeita clínica de intoxicação. Isso inclui checar acidose metabólica, garantir hidratação, monitorar a função cardíaca e iniciar todas as condutas indicadas, como o uso de etanol farmacêutico.

Além disso, o ministro recomendou que a população tome cuidados ao consumir bebidas alcoólicas, como:

  • Verificar a origem do produto e certificar-se de que o lacre da embalagem esteja intacto;
  • Desconfiar de preços muito abaixo do mercado e pontos de venda informais;
  • Verificar as embalagens e recusar aquelas com rótulo mal impresso ou com erros;
  • Ficar atento a características atípicas na bebida, como odores estranhos, cores e consistência incomuns.

É importante lembrar que o metanol é um produto químico usado como matéria-prima para combustíveis e é impróprio para consumo humano. Se você suspeita de ter consumido uma bebida adulterada, procure atendimento médico imediatamente.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link