Mercado Ignora Alertas e Leva Ações Americanas a Níveis Alarmantes
O mercado de ações americanas continua a registrar novos recordes, apesar de alertas sobre riscos como a ameaça de paralisação do governo e avaliações esticadas. O índice S&P 500 já alcançou 27 recordes desde junho, e os investidores estão concentrados em capturar ganhos, sem dar peso a esses riscos.
Um indicador de sentimento compilado pelo Barclays permanece em patamar que indica euforia, enquanto a métrica da Bloomberg Intelligence voltou à zona “maníaca”, que no passado antecedeu retornos moderados. No entanto, os investidores estão relutantes em apostar no fim do movimento, devido ao otimismo com a inteligência artificial e ao otimismo de que o Federal Reserve seguirá cortando juros.
Os principais motivos que contribuem para o otimismo no mercado incluem:
- Aportes contínuos em apostas ligadas à inteligência artificial
- Otimismo de que o Federal Reserve seguirá cortando juros
- Desempenho relativo de papéis de alta volatilidade
Por outro lado, os principais riscos que podem afetar o mercado incluem:
- Incerteza em torno do fechamento do governo
- Desaceleração do mercado de trabalho
- Avaliações em níveis já vistos em bolhas anteriores
Os operadores seguem sem se abalar, e o S&P 500 fechou em novo recorde na quinta-feira, na quinta alta consecutiva. O índice abriu em leve alta de 0,1% nesta sexta-feira e caminha para a mais longa sequência de ganhos desde julho.
Os especialistas alertam que o mercado está “um pouco espumoso” e que as ações ligadas a inteligência artificial e setores próximos despertam forte FOMO (medo de perder oportunidades), o que pode levar a uma continuidade da alta.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link