Mauro Vieira e Marco Rubio Discutem Comércio e Segurança
O ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, realizou uma ligação telefônica com o Secretário dos Estados Unidos, Marco Rubio, no sábado. De acordo com uma nota do Itamaraty, os dois líderes discutiram temas relacionados à agenda bilateral, incluindo comércio e cooperação em segurança.
Outro tópico abordado na conversa foi a preparação para a futura viagem do presidente Lula a Washington, que ainda não tem data definida. Essa viagem é vista como uma oportunidade para fortalecer as relações entre os dois países, que enfrentaram um período de desgaste devido a críticas públicas do governo americano a decisões do Judiciário brasileiro e imposição de tarifas a produtos nacionais.
No início da semana, Lula teve uma longa conversa com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante a qual discutiram temas relacionados à relação bilateral e à agenda global. Lula expressou seu desejo de conversar com Trump “olho no olho” sobre a relação entre os dois países.
A relação entre Brasil e EUA tem enfrentado desafios, mas nas últimas semanas, o governo brasileiro tem trabalhado para restabelecer canais diretos de diálogo com a nova equipe diplomática dos EUA. Isso inclui a reabertura de diálogo com o Departamento de Estado, o que é visto como condição necessária para avançar em temas sensíveis, como barreiras tarifárias, acesso a mercados e cooperação industrial.
- Cooperação em segurança é um tema importante na relação bilateral, especialmente em áreas como combate ao crime transnacional e controle de fluxos financeiros ilícitos.
- A menção à cooperação em segurança reflete um esforço de reaproximação em áreas tradicionalmente sensíveis da relação bilateral.
- O contato entre Vieira e Rubio é visto como parte de uma estratégia de normalização institucional da relação, após meses em que a interlocução ficou concentrada em episódios de crise e trocas de recados públicos.
A expectativa é que o diálogo entre chanceleres sirva de base para encontros técnicos e, posteriormente, para uma retomada de agendas de alto nível entre os dois governos. Isso pode ajudar a fortalecer as relações entre os dois países e a avançar em temas importantes, como comércio e segurança.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link