bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 09:20
Temperatura: °C
Probabilidade de chuva: %

Matrículas em Graduação a Distância Superam as Presenciais no Brasil

O número de estudantes matriculados em cursos de graduação a distância superou pela primeira vez a quantidade de alunos em cursos presenciais no Brasil, de acordo com os dados do Censo da Educação Superior divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o país tem 5.189.391 estudantes na educação a distância e 5.037.482 na presencial.

A facilidade da logística e os custos mais baixos dos cursos a distância têm sido fatores-chave para a preferência dos estudantes brasileiros. No entanto, educadores alertam para a necessidade de garantir a qualidade da modalidade. Em maio, o governo federal publicou um novo marco para a educação a distância, proibindo que cursos de Medicina, Direito, Enfermagem, Psicologia e Odontologia sejam ministrados no formato remoto.

Mudanças no Marco da Educação a Distância

O novo marco estabeleceu um novo modelo: a educação semipresencial, que pode ter 50% das aulas a distância, 30% presencial e 20% por aulas remotas ao vivo. Essas mudanças fazem parte da estratégia do MEC para frear o aumento expressivo de cursos a distância nos últimos anos e garantir a qualidade na modalidade.

Os números mostram que o número de matrículas na graduação presencial diminuiu 0,5% entre 2023 e 2024, enquanto o total de matrículas na educação a distância cresceu 5,6% no mesmo período. Além disso, 95,9% das matrículas na educação a distância estão na rede privada.

Evasão no Ensino Superior

Pela primeira vez, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) calculou o índice de estudantes que saem do sistema de educação superior. A estatística mostra que essa taxa vem crescendo ano a ano, com 17,5% dos estudantes largando o ensino superior no período de 2023 a 2024.

  • O número de matrículas na educação a distância aumentou 286,7% em uma década.
  • A educação a distância está presente em 3.387 municípios do Brasil.
  • O aumento da evasão pode estar relacionado à expansão da educação a distância, que trouxe mais estudantes com maior idade.

Esses dados refletem a necessidade de monitorar e garantir a qualidade da educação a distância, além de entender as razões por trás do aumento da evasão no ensino superior.

Este conteúdo possui links de compra.

Fonte: link