Megavazamento de Dados: O Que Você Precisa Saber
Um recente megavazamento de dados afetou mais de 183 milhões de senhas e e-mails do Gmail, o serviço de correio eletrônico do Google. De acordo com o especialista em cibersegurança Troy Hunt, criador do site Have I Been Pwned, o vazamento ocorreu em abril de 2025 e desviou ao todo 3,5 terabytes de informações de usuários.
O crime atingiu diversas plataformas, mas o Gmail foi o mais prejudicado. Hunt destacou que “todos os principais provedores têm endereços de e-mail lá. Eles vêm de todos os lugares que você possa imaginar, mas o Gmail sempre aparece em grande destaque”.
Como Proteger Sua Conta
Para checar se o seu e-mail foi alvo de vazamento, basta acessar o site Have I Been Pwned. Caso o seu e-mail tenha sido atingido, uma mensagem de alerta será exibida, indicando que o endereço de e-mail foi encontrado em diversas violações de dados.
Se o seu e-mail foi afetado, é importante mudar a senha imediatamente. Além disso, especialistas recomendam o uso da autenticação multifator, que exige uma segunda confirmação após o fornecimento da senha para o acesso à conta.
Aqui estão algumas dicas para proteger sua conta:
- Mude sua senha regularmente
- Use senhas fortes e únicas para cada conta
- Ative a autenticação multifator sempre que possível
- Monitore suas contas regularmente para detectar atividades suspeitas
Lembre-se de que a segurança online é uma responsabilidade compartilhada entre os usuários e os provedores de serviços. Ao tomar medidas para proteger sua conta, você pode ajudar a prevenir futuros vazamentos de dados.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link