Lula Voltará à COP30 para Tentar Destravar Negociações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que voltará a Belém na quarta-feira (19) para tentar ajudar a destravar as negociações da COP30. O anúncio foi feito em uma carta lida pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante o encerramento da Cúpula dos Povos.
De acordo com a carta, Lula terá reuniões com vários países, representantes da sociedade civil, indígenas, governadores e prefeitos. O objetivo é fortalecer a governança do clima e do multilateralismo. A conferência entra na sua última semana de negociações ainda com mais dúvidas do que acertos.
Desafios nas Negociações
Um dos principais desafios é a necessidade de aprovar parâmetros para avaliar o avanço da adaptação às mudanças climáticas. No entanto, países mais pobres, especialmente o grupo de países africanos, temem que o financiamento para mudanças climáticas seja vinculado a esses parâmetros.
Outras questões, como um programa de trabalho para transição energética e a discussão sobre financiamento às mudanças climáticas, também não têm avançado como o Brasil esperava. De acordo com um diplomata brasileiro, o peso político da vinda do presidente pode ajudar a avançar a agenda.
- Aprovação de parâmetros para avaliar o avanço da adaptação às mudanças climáticas
- Programa de trabalho para transição energética
- Financiamento às mudanças climáticas
A chegada de Lula na última semana de negociações não é uma novidade. Em outras conferências, presidentes também entraram em campo para tentar ajudar a destravar os tradicionais nós das negociações climáticas. Depois, Lula embarca para a África do Sul, onde participa no fim de semana da cúpula do G20.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link