Lula Recebe Título de Doutor Honoris Causa em Moçambique
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique. A universidade reconheceu as contribuições de Lula nas áreas de ciência política, desenvolvimento econômico e cooperação internacional.
Em seu discurso, Lula afirmou que a Educação é uma “obsessão” para ele e destacou a importância de combater a fome e a pobreza. Ele também criticou a classe política pela fome no mundo, questionando como é possível haver 700 milhões de pessoas passando fome quando o mundo produz alimento suficiente para todos.
Contribuições de Lula
Lula foi reconhecido por suas contribuições em várias áreas, incluindo:
- Ciência política: Lula foi elogiado por seu papel “vanguardista” na promoção da justiça social e da democracia substantiva.
- Desenvolvimento econômico: Lula defendeu o fortalecimento de parcerias de produção e comércio com países africanos.
- Cooperação internacional: Lula foi elogiado por sua voz ser ouvida em todo o mundo e por sua defesa da dignidade humana e da cooperação internacional.
Lula também citou as ações do governo para combater a fome e defender os direitos humanos. Ele destacou a importância da Educação e do Programa Pé-de-Meia, que visa promover a educação e a formação de jovens.
O título Doutor Honoris Causa é concedido por uma universidade a personalidades com contribuições relevantes para a Ciência, Filosofia ou Artes. Lula já recebeu títulos semelhantes de instituições como a Universidade de Coimbra, da Sciences-Po e de Salamanca.
A visita oficial de Lula a Moçambique vem nas comemorações de 50 anos de relação entre os dois países. Lula teve reunião bilateral com o presidente moçambicano, Daniel Chapo, e participou de evento para assinatura de acordos.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link