Lula Completa 80 Anos e Pode Se Tornar o Quarto Chefe de Estado Octogenário Americano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa 80 anos e pode se tornar o quarto chefe de Estado do continente americano a tomar posse com mais de 80 anos, caso consiga a reeleição no ano que vem. Lula já é o presidente mais velho da história brasileira, tendo assumido o mandato aos 77 anos em 2023.
Se reeleito, Lula será o presidente com mais idade a buscar a reeleição desde que o instituto foi criado em 1996. Durante sua passagem pela Indonésia, o petista reafirmou que será candidato novamente no ano que vem, destacando que a única questão que terá de ser reavaliada em 2026 é sua saúde.
- O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), terá 52 anos em 2027.
- A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tomaria posse com 45 anos caso vencesse a disputa pelo Planalto.
- O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também tomaria posse aos 45 anos caso venha a vencer a eleição.
- O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), aos 77 anos, ficaria equiparado a Lula.
No dia 5 de janeiro de 2027, data da posse do eleito em 2026, Lula terá 81 anos, dois meses e nove dias de idade. Na história, somente três chefes de Estado assumiram com mais de 80 anos no continente americano: Miguel Manuel Sanclemente, presidente da Colômbia aos 83 anos; Cournelius Alvin Smith, governador-geral das Bahamas aos 82 anos; e Raúl Castro, líder de Cuba aos 81 anos e oito meses de idade.
De acordo com Tiago Valenciano, cientista político da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a posse presidencial após os 80 anos é rara porque, normalmente, a chefia do Executivo nacional é o último passo da carreira de políticos entre 40 e 60 anos. No entanto, o caso de Lula é diferente, pois a conjuntura política fez com que o presidente, que havia deixado de disputar eleições em 2010 aos 65 anos, voltasse às urnas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link