Conversa entre Lula e Trump
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a conversa com o presidente Donald Trump, realizada no sábado, 25, na capital da Malásia, foi “surpreendentemente boa” e conduzida com respeito mútuo, apesar das diferenças ideológicas entre os dois.
De acordo com Lula, a conversa foi produtiva e ambos os líderes estão convencidos de que o Brasil e os Estados Unidos chegarão a um acordo comercial em breve. “Se depender do Trump e de mim, haverá acordo”, disse Lula.
Os principais pontos discutidos durante a conversa incluem:
- A suspensão das tarifas impostas a produtos nacionais, que Lula considera “injustas e baseadas em informações equivocadas”;
- A relação comercial entre os dois países, com Lula destacando que os Estados Unidos registram superávit no comércio com o Brasil;
- A importância de manter a relação bilateral apolítica e baseada no respeito mútuo.
Lula também relatou que rechaçou qualquer tentativa de politização das relações bilaterais e defendeu a seriedade das instituições brasileiras. Ele disse ter explicado a Trump que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro foi conduzido com “provas contundentes e base legal sólida”.
Em resumo, a conversa entre Lula e Trump foi considerada produtiva e ambos os líderes estão otimistas em relação a um acordo comercial entre os dois países. A relação bilateral deve ser baseada no respeito mútuo e na cooperação, apesar das diferenças ideológicas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link