Crise de Segurança no Rio: Lula Convoca Reunião com Ministros
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião com ministros para discutir a crise de segurança pública no Rio de Janeiro. A reunião foi convocada após a operação policial nos complexos do Alemão e Penha, que resultou em ao menos 64 mortos.
De acordo com integrantes do governo, Lula não tinha a dimensão do tamanho da crise durante seus voos de volta do Sudeste Asiático. A reunião contará com a presença de ministros como Rui Costa (Casa Civil), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social), além do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.
Objetivos da Reunião
O objetivo da reunião é discutir a resposta à crise de segurança no Rio e encontrar soluções para o problema. A operação policial nos complexos do Alemão e Penha foi realizada para cumprir mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV), mas resultou em uma grande quantidade de mortos.
Os ministros devem discutir a possibilidade de uma integração maior com as forças federais e a necessidade de uma coordenação mais eficaz entre as forças de segurança. Além disso, a reunião também deve abordar a questão da segurança pública no Rio de Janeiro e as medidas necessárias para garantir a segurança da população.
Reações do Governo
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, cobrou um trabalho de integração maior com as forças federais e disse que pediu o apoio de blindados das Forças Armadas três vezes, mas os pedidos foram negados. A ministra Gleisi Hoffmann ressaltou que o governador nunca solicitou ao governo federal a decretação de uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO), o que é necessário para a cessão de blindados.
A Casa Civil informou que Rui Costa telefonou para Castro e comunicou a disponibilidade de vagas em presídios federais para receber líderes de facções criminosas e pediu a realização de uma reunião de emergência na capital fluminense.
- A crise de segurança no Rio de Janeiro é um problema grave que requer uma resposta imediata do governo.
- A integração com as forças federais é fundamental para resolver a crise de segurança no Rio.
- A coordenação entre as forças de segurança é essencial para garantir a segurança pública no Rio de Janeiro.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link