Lote Extra de Abono Salarial: Entenda como Funciona
Cerca de 152,4 mil trabalhadores com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2023 com salário de até dois mínimos receberão um dinheiro extra. O governo federal libera neste sábado (15) um lote extra de R$ 156,4 milhões do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
O dinheiro beneficiará tanto os trabalhadores que ainda não sacaram o benefício como aqueles que pediram revisão do abono salarial por meio de recurso administrativo. No caso de quem entrou com recurso, os pagamentos continuam a ser emitidos até o fim do ano, todo dia 15 ou no primeiro dia útil subsequente, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.
Quem Tem Direito ao Abono Salarial?
Para ter direito ao abono salarial, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Está inscrito no PIS/Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos;
- Trabalhou com carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023;
- Recebeu remuneração média de até dois salários mínimos no período;
- Teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Rais ou no eSocial;
Já os trabalhadores que não têm direito ao abono salarial incluem:
- Empregados domésticos;
- Trabalhadores rurais e urbanos contratados por pessoa física;
- Empregados de pessoa física equiparada a jurídica.
Como Consultar e Receber o Abono Salarial
Os trabalhadores podem consultar a liberação do abono salarial no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Portal gov.br. Além disso, é possível consultar por meio da Central Alô Trabalho (158) ou nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, para trabalhadores da iniciativa privada.
O pagamento do abono salarial será feito de acordo com o tipo de benefício: para quem recebe PIS, o crédito será automático para quem tem conta na Caixa Econômica Federal, ou pode ser sacado com Cartão Cidadão em terminais, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Já para quem recebe Pasep, o crédito será em conta corrente no Banco do Brasil (BB), ou pode ser transferido via TED ou PIX para outras instituições.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link