Itália e Espanha Enviaram Navios da Marinha para Ajudar Flotilha de Assistência a Gaza
A Itália e a Espanha decidiram enviar navios militares para auxiliar uma flotilha de ajuda internacional que foi atacada por drones ao tentar entregar ajuda a Gaza. Essa ação pode aumentar as tensões com Israel, que se opõe fortemente à iniciativa.
A Global Sumud Flotilla (GSF) está usando cerca de 50 barcos civis para tentar romper o bloqueio naval de Israel a Gaza. Muitos advogados, parlamentares e ativistas, incluindo a ativista climática sueca Greta Thunberg, estão a bordo.
O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, disse que seu país havia enviado um navio e outro estava a caminho, principalmente para oferecer assistência aos italianos a bordo da flotilha. Ele também pediu aos ativistas que abandonassem os planos de romper o bloqueio.
A Itália propôs um acordo pelo qual os suprimentos de ajuda poderiam ser deixados no Chipre e entregues ao Patriarcado Latino de Jerusalém da Igreja Católica, que então os distribuiria em Gaza. No entanto, a delegação italiana rejeitou essa sugestão em nome da flotilha.
Algumas das principais razões para a ação da Itália e da Espanha incluem:
- Ajuda humanitária: A flotilha está tentando entregar ajuda a Gaza, que está sob bloqueio naval de Israel.
- Proteção dos cidadãos: A Itália e a Espanha estão enviando navios para proteger seus cidadãos que estão a bordo da flotilha.
- Conflito com Israel: A ação pode aumentar as tensões com Israel, que se opõe fortemente à iniciativa.
A Espanha também disse que estava enviando um navio de guerra para ajudar a flotilha, juntando-se à Itália em uma ação sem precedentes dos governos europeus. Tentativas anteriores de ativistas para romper o bloqueio naval em Gaza foram neutralizadas à força pelos militares israelenses.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link