Israel Anuncia Eliminação de Líderes Militares e de Segurança do Irã
As Forças de Defesa de Israel anunciaram a eliminação de sete líderes militares e de segurança de alto escalão do Irã em uma operação conjunta com as Forças Armadas dos Estados Unidos. De acordo com o porta-voz internacional das forças israelenses, tenente-coronel Nadav Shoshani, a operação visou “reuniões de alto nível de figuras seniores da liderança militar e de segurança do Irã”, aproveitando “uma oportunidade operacional” para realizar ataques coordenados.
A operação, denominada “Operação Leão Rugindo”, foi descrita como uma ação contra o “regime terrorista iraniano” em cooperação total com as Forças Armadas dos Estados Unidos. Shoshani enfatizou que a ação foi necessária e justificada, afirmando que “hoje agimos porque precisávamos agir”.
Entre os líderes eliminados estão:
- Aziz Nasirzadeh, ministro da Defesa do Irã
- Mohammad Shirazi, chefe do gabinete militar do líder supremo Ali Khamenei
- Ali Shamkhani, assessor de Khamenei para assuntos de Defesa e secretário do Conselho de Defesa
- Mohammad Pakpour, comandante do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica
- Hossein Jebeli Ameli, presidente da Organização de Pesquisa e Inovação em Defesa (SPND)
- Fereydoun Abbasi, ex-presidente da SPND
- O chefe de inteligência do Comando Khatam al-Anbiya, principal quartel-general operacional das Forças Armadas do Irã
Shoshani classificou os alvos como “terroristas com sangue nas mãos, diretamente responsáveis pela morte de milhares em atos de terror”. A operação foi precedida por “meses de planejamento conjunto e estreita coordenação com as Forças Armadas dos Estados Unidos”, representando um nível histórico e sem precedentes de cooperação entre as duas nações.
A missão permanece em andamento, com as Forças de Defesa de Israel comprometidas em “remover ameaças emergentes contra Israel, porque o preço da inação é alto demais”.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link