Tensão no Golfo: Irã Ameaça Represália após Apreensão de Navio pelos EUA
A apreensão de um navio de carga iraniano no Golfo de Omã pela Marinha dos Estados Unidos gerou uma forte reação do governo do Irã, que prometeu uma resposta “em breve” contra o que considera um ato de “pirataria armada”. O porta-voz do Estado-Maior iraniano acusou os EUA de violar o cessar-fogo e afirmou que as Forças Armadas do Irã responderão com medidas de represália.
A escalada de tensão entre os dois países praticamente põe fim ao otimismo que havia surgido no final da semana, quando o presidente Donald Trump sinalizou que um acordo entre os dois países estaria “praticamente fechado”. No entanto, com o canal do Estreito de Ormuz fechado e a sequência de ataques e a apreensão do cargueiro iraniano, as expectativas para as conversas de paz no Paquistão diminuíram.
Consequências da Tensão
- A preensão do cargueiro iraniano aumentou as incertezas sobre o fluxo global de energia.
- O presidente Trump ameaçou destruir todas as usinas de energia e pontes do Irã caso as negociações fracassem.
- O Irã confirmou sua ausência na segunda rodada de negociações, citando “exigências excessivas de Washington” e “expectativas irrealistas”.
A situação no Golfo de Omã continua tensa, com o mercado de energia e os operadores financeiros se preparando para mais turbulências. A tensão entre os EUA e o Irã pode ter consequências significativas para a economia global, especialmente no que diz respeito ao fluxo de energia.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link