Ipaam Promove Educação Ambiental em Tapauá
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou uma série de ações de educação ambiental em Tapauá, alcançando mais de 2 mil alunos em cinco escolas e comunidades rurais do município. Essas ações foram realizadas entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro, com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da proteção ambiental.
As atividades incluíram palestras e rodas de conversa sobre prevenção às queimadas, combate ao desmatamento ilegal, impactos na saúde e no clima, além da promoção de alternativas sustentáveis de uso do solo. O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da comunidade no enfrentamento aos problemas ambientais, afirmando que “nosso objetivo é levar informações que incentivem boas práticas e reduzam os impactos das queimadas”.
O assistente ambiental Gilmar Ribeiro também reforçou a importância dos estudantes e professores como multiplicadores do conhecimento, afirmando que “ao levar para casa o que aprendem, eles sensibilizam suas famílias e ajudam a transformar atitudes em relação ao meio ambiente”.
Parcerias e Apoio
A programação contou com o apoio da Prefeitura de Tapauá, da Coordenadoria Estadual de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, além da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Essa parceria foi fundamental para o sucesso das ações de educação ambiental.
Escolas e Comunidades Atendidas
- 30/09 (terça-feira) – Escola Estadual Professora Marizita
- 01/10 (quarta-feira) – Escola Municipal Pantaleão Aurélio de Araújo e Escola Estadual Antônio Ferreira de Oliveira
- 02/10 (quinta-feira) – Comunidades rurais na estrada de Tapauá e Escola Municipal Arthur Virgílio Filho
- 03/10 (sexta-feira) – Escola Estadual Marcelino Champagnat
Além disso, o Ipaam reforça que denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas diretamente à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa), pelo WhatsApp: (92) 98557-9454. As ações de fiscalização seguem intensificadas para coibir práticas ilegais e proteger a biodiversidade do estado.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link