Inflação dos Ovos e o Conceito de Oferta x Demanda
O mundo enfrentou uma alta nos preços dos ovos entre o final do ano passado e o início de 2025, levando ao termo “eggflation” devido ao peso do produto nos índices de inflação. O fundador da Mantiqueira, Leandro Pinto, explica que isso ocorreu devido à soma de vários fatores, especialmente no quesito oferta x demanda.
Resumidamente, o conceito de oferta x demanda explica que, quanto maior a demanda e menor a oferta, maior será o preço de um bem. Isso acontece porque, quanto mais pessoas desejam o mesmo item e este se encontra com disponibilidade limitada, o valor a ser cobrado tenderá a ser maior.
Fatores que Influenciaram a Inflação dos Ovos
- A demanda por ovos no mundo tem sido crescente.
- Casos de gripe aviária começaram a estourar em diferentes países, afetando a produção de ovos.
- O Brasil também passou pela gripe aviária, embora em uma escala menor.
Leandro Pinto salienta que o mercado tem “curvas longas” de adaptação e que não necessariamente uma ação consegue influenciar toda a cadeia em curto prazo. O ciclo da galinha é muito longo, de cerca de dois anos, e uma galinha poedeira demanda uma preparação de, ao menos, seis meses.
Portanto, mesmo quando há falta no mercado, o processo de substituir as aves infectadas por outras em situação saudável não é tão simples. “Não é uma coisa que você fala assim: ‘eu vou regular o mercado, ligando uma máquina ou desligando’. Nós estamos falando de coisas vivas”, finalizou Leandro Pinto.
Em resumo, a inflação dos ovos foi causada por uma combinação de fatores, incluindo a demanda crescente e a oferta limitada devido à gripe aviária. A dinâmica de mercado é complexa e não pode ser alterada rapidamente, o que leva a flutuações nos preços.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link