Consumo de Álcool entre Brasileiros Diminui
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos-Ipec, a pedido do CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool, 64% dos brasileiros declararam não consumir álcool em 2025. Esse número representa um aumento significativo em relação a 2023, quando 55% disseram não beber.
A mudança é reflexo principalmente do recuo do consumo entre os adultos jovens de 18 a 34 anos. A abstinência nessa faixa etária aumentou de 46% para 64% entre as pessoas de 18 a 24 anos e de 47% para 61% entre os de 25 a 34 anos.
Principais Resultados da Pesquisa
- A abstinência aumentou principalmente entre indivíduos com ensino superior, moradores da região Sudeste e das classes A/B.
- A frequência do consumo de álcool diminuiu, com redução de 6 pontos percentuais na ingestão de bebida alcoólica uma vez por semana ou a cada quinze dias.
- Entre os bebedores, 39% consome de uma a duas doses por ocasião.
No entanto, apesar da redução do consumo e ampliação da abstinência, o consumo abusivo ainda é um desafio para a saúde pública. Bebedores abusivos têm uma falsa percepção de consumo, com 82% acreditando beber de forma moderada.
Conclusão
É importante identificar grupos mais vulneráveis para promover campanhas educativas e preventivas. O levantamento mostrou que o consumo pesado de álcool é mais prevalente entre homens, pessoas de 25 a 44 anos, ensino médio e das regiões Norte/Centro Oeste.
A pesquisa também traz dados sobre mortalidade e internação por uso nocivo de álcool, com 73.019 mortes associadas ao uso de álcool em 2023 e 418.467 hospitalizações relacionadas ao uso de álcool em 2024.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link