Columbus, Ohio
Hora local: 01:20
Temperatura: 12.5°C
Probabilidade de chuva: 0%

Ibovespa Futuro tem leve alta com exterior positivo e expectativa de corte de juros

O Ibovespa Futuro opera em leve alta nas primeiras negociações desta quinta-feira (4), acompanhando o exterior majoritariamente positivo. Mercados globais são impulsionados pela expectativa de corte de juros pelo Federal Reserve, com valorização das ações na Europa, apesar de quedas na China. No Brasil, o dia será marcado pela divulgação da balança comercial de agosto e por evento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Belo Horizonte. Às 9h05 (horário de Brasília), o contrato com vencimento em outubro subia 0,09%, aos 141.925 pontos.

Oportunidade na renda fixa internacional: acesse gratuitamente a seleção mensal da XP para investir em moeda forte

As ações europeias registravam valorização, apesar uma queda acentuada em índices de referência do mercado acionário chinês, ocorrida devido a notícias de que as autoridades de Pequim querem desacelerar a alta nos mercados, especialmente no setor de tecnologia.

No entanto, os investidores da Europa se concentravam em declarações recentes de autoridades do Fed que levaram os agentes financeiros a precificar uma chance próxima de 100% de um corte na taxa de juro norte-americana na próxima reunião da autoridade monetária em 17 de setembro.

Investidores acompanham ainda uma série de dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos. O relatório da ADP de agosto sobre o emprego no setor privado será divulgado às 9h15 (horário de Brasília), seguido 15 minutos depois pela leitura semanal dos pedidos de auxílio-desemprego. Já o relatório do governo sobre o emprego fora do setor agrícola será divulgado na sexta-feira.

Na cena local, os dados da balança comercial de agosto serão divulgados às 15h e devem apontar eventuais impactos das tarifas comerciais impostas pelos EUA aos produtos brasileiros. Mais cedo, em evento marcada para 11h em Belo Horizonte, Lula participa de cerimônia de lançamento do programa Gás do Povo.

Em Wall Street, o Dow Jones Futuro operava caía 0,07, o S&P Futuro subia 0,12% e o Nasdaq Futuro tinha alta de 0,18%.

Ibovespa, dólar e mercado externo

O dólar à vista subia 0,17%, aos R$ 5,462 na venda. Na B3, o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento tinha alta de 0,16%, aos 5.494 pontos.

Os mercados da Ásia-Pacífico fecharam com alta em sua maioria, acompanhando a recuperação das ações de tecnologia em Wall Street na sessão anterior. O movimento impulsionou os índices S&P 500 e Nasdaq Composite, apesar das crescentes preocupações com a economia global continuarem a pesar sobre o sentimento dos investidores.

Os preços do petróleo recuam nesta quinta-feira, ampliando as perdas de mais de 2% registradas na véspera, em meio à expectativa pela reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), marcada para o fim de semana. O encontro deve avaliar um novo aumento das metas de produção.

Segundo fontes ouvidas pela Reuters, oito membros do cartel devem discutir a possibilidade de ampliar a produção em outubro, numa tentativa de recuperar participação de mercado.

Já as cotações do minério de ferro na China encerraram em alta pela terceira sessão consecutiva, alcançando os maiores níveis em várias semanas.

(Com Reuters e Bloomberg)

infomoney.com.br/">InfoMoney.