bukib
0 bukibs
Ashburn, Virginia
Hora local: 20:16
Temperatura: 0.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

IA, Publicidade e o Fim do Funil: Uma Nova Era nas Buscas

A inteligência artificial (IA) está revolucionando a forma como as pessoas consomem e interagem com as marcas, tornando o comportamento de consumo cada vez mais dinâmico e interlaçado. Segundo Gustavo Souza, Diretor de Produtos Publicitários do Google Brasil, o consumidor moderno utiliza em média 130 pontos de contato por dia em dispositivos móveis, e a jornada de compra é definida pela necessidade, não pela plataforma.

A fragmentação é evidente nos padrões de busca, com 15% das buscas nunca tendo sido feitas antes. Isso sinaliza a obsolescência de modelos tradicionais de marketing, como o funil de vendas, que não consegue acompanhar a complexidade do comportamento do consumidor. A IA permite que as buscas se tornem multimodais, utilizando voz e imagem, além do texto, como no caso do Google Lens e dos Assistentes de IA, como o Gemini.

A Ruptura do Funil e a Adaptação das Marcas

O modelo do funil de vendas está se tornando obsoleto, pois o consumidor não se enxerga em fases de awareness ou consideração, estando “no meio do caminho” de forma fluida. Para navegar neste cenário fragmentado, o Google lançou produtos universais de publicidade que utilizam IA para orquestrar estratégias de impacto no consumidor. Produtos como Performance Max e Demand Gen permitem que anunciantes definam suas metas e sejam servidos de forma integrada no Gmail, YouTube, Google Maps e Busca.

A IA democratizou o acesso a este nível de sofisticação, permitindo que empresas de qualquer tamanho utilizem esses produtos. Para marcas e publishers, a adaptação exige investimento na “segmentação de informação” e em formatos multimodais, como imagem, vídeo e voz. Isso influencia diretamente como os agentes de IA treinam e categorizam informações, gerando um diferencial competitivo.

  • Investir em segmentação de informação e formatos multimodais
  • Utilizar produtos universais de publicidade que utilizam IA
  • Definir metas e ser servido de forma integrada em diferentes plataformas

Em resumo, a IA está revolucionando a forma como as pessoas consomem e interagem com as marcas, tornando o comportamento de consumo cada vez mais dinâmico e interlaçado. As marcas precisam se adaptar a essa nova realidade, investindo em segmentação de informação e formatos multimodais, e utilizando produtos universais de publicidade que utilizam IA.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link