bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 18:23
Temperatura: 10.8°C
Probabilidade de chuva: 0%

Governo diz que China abrirá diálogo com setor automotivo para evitar falta de chips

Governo Anuncia Diálogo com China para Evitar Falta de Chips no Setor Automotivo

O governo chinês decidiu abrir canais de diálogo com o setor automotivo brasileiro para evitar o desabastecimento de chips, essenciais à produção de carros flex no Brasil. Essa medida foi anunciada após uma conversa entre o embaixador da China no Brasil, Zhu Quingqiao, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Na conversa, Alckmin pediu prioridade no fornecimento dos chips às companhias brasileiras, destacando a importância do setor automotivo para a economia do país. O setor emprega cerca de 1,3 milhão de pessoas e tem impacto direto em outros setores, como siderúrgico, químico, plástico e borracha.

Restrições e Consequências

A decisão da China de restringir as exportações de minerais raros, semicondutores e chips foi uma resposta às medidas protecionistas dos Estados Unidos e da Europa no segmento tecnológico. A Holanda interveio em uma empresa chinesa que opera no país e detém 40% do mercado mundial de chips usados pela indústria automotiva, o que levou o governo chinês a impor as novas restrições.

No entanto, a China já estava estudando criar exceções para as empresas europeias que estavam enfrentando dificuldades com a restrição. O governo chinês culpou a Holanda pela quebra da cadeia de produção global, por sua “interferência nas questões internas das empresas”.

Concessão de Autorização Especial

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) comemorou a abertura de diálogo com a China para liberar as exportações de semicondutores ao Brasil. O governo chinês concordou em analisar a concessão de autorização especial às empresas brasileiras que estiverem com dificuldades para importar os chips.

Essa medida abre caminho para o fim do embargo às importações de semicondutores da Nexperia, que pode levar ao desabastecimento dos fornecedores de autopeças no país e a consequente paralisação da indústria automotiva.

  • A China abrirá canais de diálogo com o setor automotivo brasileiro para evitar o desabastecimento de chips.
  • O governo chinês concordou em analisar a concessão de autorização especial às empresas brasileiras que estiverem com dificuldades para importar os chips.
  • A medida pode evitar a paralisação da indústria automotiva e manter a economia do país em crescimento.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link