Governo de SP pede redução imediata do consumo de água para evitar desabastecimento
O governo de São Paulo divulgou um alerta solicitando que a população utilize menos água nas próximas semanas para evitar desabastecimento. O alerta ocorre no momento em que o estado atravessa uma onda de calor, o que provocou o aumento de até 60% no consumo de água.
O aumento no consumo ocorre justamente no momento em que o estado registra um dos menores índices de chuvas para o período nos últimos anos. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, destacou que “o uso consciente de água deve fazer parte da rotina das famílias, principalmente neste período de escassez severa”.
Em setembro, a Agência Nacional de Águas e saneamento Básico e a Agência de Águas do Estado de São Paulo emitiram um alerta conjunto destacando que o reservatório da Cantareira começava a operar na faixa de restrição a partir de 1º de outubro. O manancial é o principal sistema de abastecimento que atende a região metropolitana de São Paulo.
Previsão de chuva pode mudar cenário
O governo de São Paulo organizou um gabinete de crise para eventuais enchentes, que passa a atuar a partir da próxima segunda-feira (29) para coordenar ações de prevenção e atendimento de municípios diante a previsão de chuvas fortes durante o feriado de Ano Novo.
Segundo o monitoramento da Defesa Civil, os dias 27 e 28 de dezembro devem registrar chuvas dentro da normalidade para o período; entre os dias 29 e 30 de dezembro, há risco de fortes temporais, com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros por dia.
- Os dias 29 e 30 de dezembro: risco de fortes temporais, com acumulados previstos entre 20 e 50 milímetros por dia.
- Dia 31: muito calor e tempo abafado, com pancadas de chuva.
- Dia 1º de janeiro: avanço de uma nova frente fria, com acumulados de até 60 milímetros.
A nova previsão de fortes chuvas também acende o alerta para a possibilidade do desabastecimento de energia provocado por danos às estruturas e fiação pela cidade, especialmente na capital.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link