Instabilidade no Gemini: O que está acontecendo?
O assistente de IA da Google, Gemini, está passando por uma instabilidade na tarde desta segunda-feira (29). Quando os usuários tentam fazer um prompt, a plataforma retorna com a notificação “Algo deu errado”. Essa não é a única funcionalidade afetada, pois, de acordo com o líder de produto da API do Gemini, Logan Kilpatrick, há uma interrupção nos serviços do Google AI Studio, que concentra outros modelos de IA da empresa.
A página de status do AI Studio informa que há uma investigação em andamento para resolver o problema. Enquanto isso, os usuários estão relatando o problema em diferentes plataformas, como o X e o Reddit. O site Downdetector registrou um pico de reclamações sobre o Gemini por volta das 15h20 (horário de Brasília), e o Google Trends revelou um aumento de interesse nas buscas por “Algo deu errado Gemini” e “Gemini fora do ar”.
O que fazer enquanto o Gemini está indisponível?
Enquanto o Gemini continuar indisponível, os usuários podem optar por usar outros assistentes de IA, como ChatGPT, Claude e Perplexity. Vale destacar que o serviço da OpenAI tem um gerador de imagens concorrente ao app do Google, enquanto as outras ferramentas podem substituir em tarefas com texto. Além disso, é possível usar esses assistentes em diferentes dispositivos, incluindo o celular, para manter a produtividade.
Nos testes feitos, não foi possível criar imagens ou textos com o Gemini na web e no aplicativo para celulares. No entanto, com as alternativas disponíveis, os usuários podem continuar a realizar suas tarefas sem interrupção. É importante acompanhar as atualizações sobre o status do Gemini para saber quando o serviço estará disponível novamente.
- 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas
- Sem internet: 5 apps de produtividade que funcionam offline
- Pix indisponível: veja como funciona o TED para fazer transferências
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link