Fundo de Estabilização Cambial dos EUA: Um Histórico de Apoio a Países em Dificuldades Financeiras
O Fundo de Estabilização Cambial (FSE) do Tesouro dos EUA, criado em 1934, tem sido uma ferramenta importante para ajudar países em dificuldades financeiras. Recentemente, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, anunciou que o FSE será utilizado para apoiar a Argentina em sua crise cambial atual. No entanto, essa não é a primeira vez que o FSE é utilizado para socorrer um país em dificuldades.
O Brasil, por exemplo, já foi beneficiado pelo FSE em várias ocasiões. A última vez foi em 1998, quando o país enfrentou uma forte desvalorização do Real e precisou de um pacote de ajuda de US$ 41,5 bilhões do FMI. Nessa ocasião, os EUA entraram com uma garantia de US$ 5 bilhões por meio do FSE. Outros países, como o México, Venezuela e Nigéria, também receberam apoio do FSE em momentos de crise.
Como Funciona o FSE
O FSE é um fundo que faz operações monetárias, trocando um ativo por outro, como moedas estrangeiras por dólares. Ele é controlado pelo Secretário do Tesouro e está sujeito à aprovação do presidente dos EUA. O fundo recebe receitas de juros de investimentos e empréstimos, bem como ganhos líquidos obtidos em transações no mercado de câmbio.
O FSE tem sido utilizado para financiar empréstimos de curto prazo a empresas e países em desenvolvimento. Além do Brasil e da Argentina, outros países que receberam apoio do FSE incluem o México, Venezuela e Nigéria. Desde 1980, o México, o Brasil e a Argentina foram os maiores tomadores de empréstimos do FSE.
- 1937: Brasil acessa linhas de crédito do FSE
- 1942: Brasil acessa linhas de crédito do FSE novamente
- 1955: Brasil acessa linhas de crédito do FSE pela terceira vez
- 1961: Brasil acessa linhas de crédito do FSE pela quarta vez
- 1982: Brasil obtém garantias do FSE
- 1988: Brasil obtém garantias do FSE novamente
- 1998: Brasil obtém garantias do FSE durante a crise cambial
Em resumo, o Fundo de Estabilização Cambial dos EUA tem um histórico de apoio a países em dificuldades financeiras, incluindo o Brasil. Com sua capacidade de fazer operações monetárias e fornecer empréstimos de curto prazo, o FSE é uma ferramenta importante para ajudar países a superar crises financeiras.
Este conteúdo possui links de compra.
Fonte: link