Frente Fria Traz Risco de Temporais e Fenômenos Severos em 4 Estados
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul devido ao avanço de uma frente fria intensa. Segundo o órgão, o sistema pode gerar pancadas de chuva fortes, trovoadas, queda de granizo e fortes rajadas de vento que podem superar os 100 km/h.
Além disso, o Inmet também reconheceu a possibilidade de eventos extremos, como tornados e downbursts, em regiões do Sul e do Oeste do Rio Grande do Sul, Oeste do Paraná e Santa Catarina e Sul do Mato Grosso do Sul. Isso é especialmente preocupante, considerando que há apenas uma semana, uma linha de tempestade avançou pelo sul do país, causando danos significativos e perdas de vidas.
- Quase 1,5 mil casas foram danificadas;
- Mais de 11 mil pessoas foram afetadas;
- Cerca de 1,1 mil ficaram desabrigadas ou desalojadas;
- Seis pessoas morreram na cidade de Rio Bonito, no Paraná, e uma sétima vítima foi registrada em Guarapuava.
Partes de Santa Catarina e do Paraná podem registrar temporais ainda no domingo, antes da chegada direta da frente fria, devido à formação de instabilidades pré frontais. Até o fim da noite, o sistema deve provocar chuva e tempestades no Oeste e Meio Oeste catarinense e no Sudoeste paranaense.
Além disso, os estados do Centro Oeste e do Sudeste também terão risco de temporais. A MetSul destaca que o sistema frontal poderá gerar chuva forte e vento intenso no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e parte de Minas Gerais. Há possibilidade de granizo e vendavais isolados que podem atingir ou superar a marca de 100km/h.
O Inmet recomenda que a população acompanhe as atualizações devido à possibilidade de mudanças rápidas no comportamento da atmosfera e destaca que as previsões podem ser ajustadas a qualquer momento.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link