bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 03:04
Temperatura: -6.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Forças Armadas da Venezuela reconhecem vice de Maduro como presidente interina

Forças Armadas da Venezuela Reconhecem Delcy Rodríguez como Presidente Interina

As Forças Armadas da Venezuela emitiram uma nota oficial no domingo, 4, reconhecendo Delcy Rodríguez, vice de Nicolás Maduro, como presidente interina do país. Essa decisão foi tomada após a prisão de Maduro em um ataque militar dos Estados Unidos.

A nota, assinada pelo ministro da Defesa, Vladímir Padrino López, destaca que Rodríguez deve assumir “todos os poderes, deveres e faculdades de presidente”. Essa determinação foi baseada em uma decisão da Suprema Corte da Venezuela, que considerou a agressão militar estrangeira como justificativa para a transferência de poderes.

Reações e Pronunciamentos

Além do reconhecimento de Rodríguez como presidente interina, as Forças Armadas da Venezuela também respaldaram o Decreto de Comoção Externa emitido após o ataque de sábado e condenaram o que chamam de “covarde sequestro” de Maduro e sua esposa, Cilia Flores.

Em um pronunciamento televisivo, o ministro da Defesa venezuelano pediu à população que retomasse suas atividades com normalidade, garantindo a governabilidade do país e a manutenção da ordem interna.

Delcy Rodríguez, antes de tomar posse como presidente interina, fez um pronunciamento à imprensa, exigindo a libertação imediata de Maduro e afirmando que o ataque à Venezuela teve como objetivo “trocar o poder na Venezuela e capturar os nossos recursos energéticos e recursos minerais e naturais”.

Reações Internacionais

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em uma entrevista coletiva que o secretário de Estado, Marco Rubio, havia conversado com Rodríguez e que ela estaria disposta a fazer o que consideram necessário para tornar a Venezuela grande novamente.

Trump também afirmou que Rodríguez disse “faremos o que for preciso” e que ela “foi bastante gentil, mas na verdade não tem escolha”.

Esses eventos marcam um momento crítico na história da Venezuela, com implicações significativas para a região e o mundo.

  • As Forças Armadas da Venezuela reconheceram Delcy Rodríguez como presidente interina.
  • A decisão foi tomada após a prisão de Nicolás Maduro em um ataque militar dos Estados Unidos.
  • A Venezuela enfrenta um momento de grande incerteza e desafio.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link