bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:07
Temperatura: 8.6°C
Probabilidade de chuva: 0%

Previsão de Crescimento do Brasil em 2026

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a previsão de crescimento da economia brasileira em 2026 para 1,6%, uma queda de 0,3 ponto percentual em relação à projeção anterior de 1,9%. Essa revisão negativa contrasta com a revisão para cima do desempenho da economia global, que foi sustentada principalmente pelo avanço dos investimentos em tecnologia e inteligência artificial.

De acordo com o FMI, o principal fator por trás do corte na previsão de crescimento do Brasil é a manutenção de uma política monetária restritiva no país, adotada para conter a inflação. A taxa básica de juros (Selic) está em 15% ao ano, o maior nível em quase duas décadas, e vem sendo mantida nesse nível desde agosto de 2025.

Principais Números Revisados pelo FMI

  • 2026: crescimento de 1,6%, queda de 0,3 ponto percentual em relação à projeção anterior (1,9%);
  • 2025: projeção elevada de 2,4% para 2,5%;
  • 2027: estimativa aumentada de 2,2% para 2,3%.

O desempenho mais fraco em 2026 reflete os efeitos defasados do aperto monetário, segundo o FMI. A instituição avalia que o país ainda sente os impactos dos juros elevados, o que limita a expansão da atividade econômica no curto prazo.

Enquanto o Brasil teve sua previsão reduzida, o cenário global foi revisado para cima, com um crescimento projetado de 3,3% em 2026. O economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, destacou a resiliência da economia mundial, mesmo após as tensões comerciais e tarifárias registradas em 2025.

O FMI também alerta que o crescimento mundial está concentrado em poucos países e setores, sobretudo os ligados à inteligência artificial. Caso as expectativas de ganhos de produtividade não se confirmem, o fundo avalia que pode haver correções nos mercados financeiros.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link