O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) larga na frente na disputa por uma das duas vagas do Rio de Janeiro no Senado em 2026. É o que aponta levantamento da Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (1º), em que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na liderança em todos os cenários testados.
A segunda cadeira no Senado, no entanto, segue indefinida. A pesquisa mostra um empate técnico entre a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e o governador Cláudio Castro (PL-RJ).
Médicos, familiares e advogados orientam Bolsonaro a assistir de casa ao julgamento
Saúde debilitada é o principal argumento usado pelo entorno, que deseja que ele assista remotamente o julgmento que tem início nesta terça-feira
Às vésperas de julgamento de Bolsonaro, aliados se manifestam em Brasília
Além do apoio ao ex-presidente, manifestantes também fizeram críticas ao ministro do STF Alexandre de Moraes e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Cenários testados
No primeiro cenário, Flávio Bolsonaro aparece com 33,4% das intenções de voto. Benedita surge logo atrás, com 26,4%, seguida de perto por Cláudio Castro, que marcou 25,6%.
Outros nomes incluídos foram: o ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB-RJ), o deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), o ex-deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ), o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), o ex-prefeito de Maricá Fabiano Horta (PT-RJ), o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) e o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).
No segundo cenário, Flávio amplia a vantagem, chegando a 35,6%. Castro (30,9%) e Benedita (29,8%) aparecem praticamente empatados. Nesse recorte, a lista foi reduzida e incluiu, além dos três líderes, apenas Washington Reis, Pedro Paulo e Otoni de Paula.
Em 2026, haverá a renovação de dois terços do Senado. Cada Estado elegerá dois representantes, e o eleitor poderá votar em até dois nomes. Essa configuração explica por que os percentuais somam mais de 100%: cada entrevistado pode citar dois candidatos.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.000 eleitores em 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 27 de agosto. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
infomoney.com.br/">InfoMoney.