bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 10:50
Temperatura: -9.1°C
Probabilidade de chuva: 0%

Fiocruz inicia estudo para levar injeção semestral de prevenção ao HIV ao SUS

Estudo para Prevenção ao HIV

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dará início a um estudo importante para avaliar a incorporação de uma injeção semestral de prevenção ao HIV ao Sistema Único de Saúde (SUS). A injeção em questão utiliza a vacina lenacapavir, desenvolvida pela fabricante Gilead Sciences, e tem como objetivo prevenir a infecção do HIV-1.

A escolha do lenacapavir para essa finalidade foi recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), destacando sua alta eficácia contra o vírus. Além disso, a administração dessa vacina é feita por injeção subcutânea, necessitando ser aplicada a cada seis meses.

Detalhes do Estudo

O estudo, intitulado ImPrEP LEN Brasil, será direcionado a um público específico, incluindo homens gays e bissexuais, pessoas não binárias identificadas como do sexo masculino ao nascer e pessoas transgênero, com idades entre 16 e 30 anos. A disponibilização do medicamento ocorrerá em várias cidades brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Manaus, Campinas e Nova Iguaçu.

Antes de iniciar o tratamento com o lenacapavir, é obrigatório que os participantes realizem um teste para HIV-1 com resultado negativo. Essa medida é crucial para garantir a segurança e eficácia do tratamento.

Importância do Estudo

A incorporação dessa injeção semestral de prevenção ao HIV ao SUS pode representar um grande avanço na luta contra a epidemia de HIV no Brasil. Com sua alta eficácia e administração relativamente simples, o lenacapavir pode se tornar uma ferramenta valiosa para prevenir a infecção do HIV em grupos de alto risco.

A Fiocruz confirmou que as doses do medicamento já foram disponibilizadas pela Gilead Sciences e que o início das aplicações depende apenas da chegada de agulhas específicas ao país.

  • A injeção semestral de prevenção ao HIV utiliza a vacina lenacapavir.
  • O estudo ImPrEP LEN Brasil será realizado em várias cidades brasileiras.
  • A administração do lenacapavir é feita por injeção subcutânea a cada seis meses.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link