Fim do Master: Impacto sobre Trabalhadores e Clientes
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região anunciou que a liquidação do Banco Master, determinada pelo Banco Central, afetará cerca de 515 trabalhadores e 12 milhões de clientes. Além disso, o sindicato também está analisando os possíveis efeitos indiretos sobre o Will Bank, que faz parte do conglomerado Master.
Em nota oficial, o sindicato expressou sua preocupação com a situação e afirmou que “segue atento, cobrando transparência e buscando todas as informações necessárias para proteger os direitos dos trabalhadores e garantir que qualquer ação siga rigorosamente a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e a legislação vigente”.
Causas da Liquidação
A liquidação do Banco Master está relacionada à Operação Compliance Zero, que visa combater a emissão de títulos de créditos falsos por instituições financeiras. A operação resultou na prisão do dono da entidade, Daniel Vorcaro, e no afastamento temporário de dois dirigentes do banco BRB.
A empresa era suspeita de criar falsas operações de créditos, simulando empréstimos e outros valores a receber. Além disso, o banco estatal do Distrito Federal havia anunciado em março deste ano a intenção de comprar o Master por R$ 2 bilhões, mas a operação não foi autorizada pelo Banco Central.
Expectativas do Sindicato
O sindicato espera que as soluções para a situação passem pela proteção ao emprego dos trabalhadores, que não podem ser penalizados pelos atos praticados pelos gestores do banco. A entidade também busca garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados e que a Convenção Coletiva de Trabalho seja seguida.
- 515 trabalhadores afetados
- 12 milhões de clientes afetados
- Will Bank pode ser afetado indiretamente
Em resumo, a liquidação do Banco Master terá um impacto significativo sobre os trabalhadores e clientes da instituição. O sindicato está trabalhando para proteger os direitos dos trabalhadores e garantir que a situação seja resolvida de forma justa e transparente.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link