Reunião Histórica entre Trump e Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reuniu com o presidente americano, Donald Trump, na Flórida, nos Estados Unidos, no domingo (28). O encontro ocorreu um dia após um ataque russo em larga escala contra Kiev e outras regiões do país.
A reunião, realizada em Mar-a-Lago, propriedade de Trump, tem como foco a tentativa de concluir um acordo de paz para encerrar quase quatro anos de guerra iniciada com a invasão russa à Ucrânia. Trump disse acreditar que os dois lados querem um acordo e que as negociações são difíceis, mas estão avançando. “Nós estamos no último estágio das conversas”, disse. “Acho que podemos avançar rapidamente.”
Principais Pontos da Reunião
As conversas devem tratar de acordos de segurança, temas econômicos e questões territoriais. Um dos principais pontos é o futuro da região de Donbas, no leste da Ucrânia, parcialmente ocupada pela Rússia, onde Kiev e Moscou mantêm posições divergentes.
- Acordos de segurança
- Temas econômicos
- Questões territoriais, incluindo a região de Donbas
Zelensky afirmou que o texto do plano de paz está cerca de 90% concluído, avaliação semelhante à de autoridades americanas após reuniões realizadas no início do mês, em Berlim. O plano prevê garantias de segurança à Ucrânia.
Contatos com Putin e Europeus
Antes de se encontrar com Zelensky, Trump afirmou ter conversado por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, ligação confirmada pelo Kremlin. Putin mantém a posição de não aceitar um cessar-fogo sem que haja um acordo fechado.
Trump e Zelensky devem realizar uma ligação conjunta com líderes europeus, segundo um porta-voz do governo ucraniano. Zelensky também manteve, nos últimos dias, conversas com autoridades europeias e se reuniu no sábado com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, que anunciou novos recursos para a reconstrução da Ucrânia.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link