bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 06:04
Temperatura: 4.1°C
Probabilidade de chuva: 9%

A Nostalgia como Ferramenta de Compra

A nostalgia é um sentimento poderoso que pode influenciar as decisões de compra dos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisa de mercado PiniOn, mais da metade dos brasileiros (56,8%) já realizaram compras motivadas por lembranças antigas.

Essa tendência de compra é ainda mais acentuada quando as marcas utilizam referências do passado, com 45% dos entrevistados afirmando que se sentiram mais motivados a comprar quando uma marca utiliza referências nostálgicas. Além disso, 44,4% dos entrevistados afirmam que a nostalgia está muito presente em suas vidas.

Como a Nostalgia é Consumida

As redes sociais e a televisão são os espaços preferidos para consumir conteúdo nostálgico, com 56,1% e 29,7% dos entrevistados, respectivamente. Comerciais antigos reprisados ou adaptados, reprises de novelas e regravações de músicas icônicas são os formatos mais impactantes, segundo os respondentes.

Além disso, a pesquisa também revelou que a nostalgia se mistura com o sentimento de realização. 80% dos entrevistados afirmaram já ter comprado algo que desejavam na infância ou adolescência, mas só puderam adquirir depois de adultos. Esse índice sobe para 85,5% entre os homens, mostrando que a compra também traz o sabor da conquista e da superação.

Conclusão

A nostalgia é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada pelas marcas para criar experiências significativas e reforçar o pertencimento com seu público. Ao entender como a nostalgia é consumida e como ela se mistura com outros sentimentos, as marcas podem criar estratégias de engajamento mais eficazes.

  • 56,8% dos brasileiros já realizaram compras motivadas por lembranças antigas
  • 45% dos entrevistados se sentiram mais motivados a comprar quando uma marca utiliza referências nostálgicas
  • 44,4% dos entrevistados afirmam que a nostalgia está muito presente em suas vidas

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link