Decisão do Federal Reserve: Corte de Juros nos EUA
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, está prestes a tomar uma decisão importante sobre a taxa de juros, mesmo com dados limitados disponíveis devido à paralisação do governo federal. Economistas consultados pela Reuters esperam que o banco central reduza sua taxa básica de juros para a faixa de 3,75% a 4,00% ao final de sua reunião.
A paralisação do governo federal, agora em seu 29º dia, significa que o banco central não recebeu o relatório oficial de emprego referente ao mês de setembro, um dado importante para sua discussão no momento em que as autoridades se concentram na força das contratações e na evolução da força de trabalho. No entanto, as agências de emprego ainda estão coletando e publicando dados semanais sobre pedidos de auxílio-desemprego, fornecendo um termômetro para a saúde do mercado de trabalho.
Os principais pontos a considerar sobre a decisão do Federal Reserve incluem:
- A taxa de desemprego vinha aumentando lentamente, passando de 4,0% em janeiro para 4,3% em agosto.
- O ritmo de contratações caiu drasticamente, com um declínio no número de pessoas nascidas no exterior em busca de trabalho ajudando a atenuar o que, de outra forma, poderia ter sido um aumento muito maior na taxa de desemprego.
- As autoridades do Fed estão preocupadas com a possibilidade de as empresas começarem a reduzir ainda mais as contratações ou recorrerem a demissões devido às preocupações com o crescimento econômico.
A combinação de notícias relativamente positivas sobre a inflação e as preocupações contínuas com o mercado de trabalho significa que a decisão do Federal Reserve será baseada, pelo menos em parte, na inércia, e não na base sólida de dados que as autoridades gostam de dizer que usam para definir a política monetária. O chair do Fed, Jerome Powell, dará coletiva de imprensa meia hora após a divulgação da decisão para discutir a reunião e a provável trajetória da política monetária.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link