Federações se Dividem sobre Futuro da Greve na Petrobras
A greve dos petroleiros na Petrobras entrou no seu nono dia, com as duas principais federações que reúnem sindicatos de trabalhadores da empresa não se entendendo em relação à continuidade da paralisação. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) decidiu encaminhar o fim da greve, enquanto a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) defende a continuidade da paralisação.
A FUP, que representa 105,4 mil trabalhadores da Petrobras, informou que o conselho deliberativo da entidade aprovou o indicativo de aceitação da contraproposta apresentada pela Petrobras e a suspensão da greve. A FUP considera que o movimento grevista alcançou avanços nas principais reivindicações, incluindo a garantia de que não haverá punições aos grevistas, abono de 50% dos dias parados e o desconto dos demais sem reflexos ou a opção por banco de horas.
Reivindicações e Avanços
As principais reivindicações que levaram à paralisação incluem melhorias no plano de cargos e salários, solução para os Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros e defesa da pauta Brasil Soberano, que defende a manutenção da Petrobras como empresa pública e um modelo de negócios voltado ao fortalecimento da estatal. A FUP lista ainda avanços em relação ao plano de saúde.
Entre os pontos acordados com a Petrobras, estão:
- Garantia de que não haverá punições aos grevistas
- Abono de 50% dos dias parados
- Desconto dos demais sem reflexos ou a opção por banco de horas
- Avanços em relação ao plano de saúde
A FNP, que representa 26 mil funcionários de quatro sindicatos, considera insuficientes as concessões da Petrobras e decidiu manter a greve. O secretário-geral da FNP informou que nova assembleia está marcada para depois do dia 26.
A Petrobras confirmou que apresentou ajustes na proposta de acordo coletivo de trabalho, contemplando avanços nos principais pleitos sindicais. A empresa informou que a greve não causou impacto à produção e que o abastecimento ao mercado segue garantido.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link