Resumo da Decisão do Federal Reserve
O Federal Reserve dos EUA manteve as taxas de juros em 3,50% a 3,75% na reunião de 28 de fevereiro, citando a inflação ainda elevada e o sólido crescimento econômico. A decisão foi tomada por 10 a 2, com dois membros votando a favor de um corte de 0,25 ponto percentual na taxa de juros.
A declaração do Fed não deu nenhuma indicação de quando outra redução nos custos de empréstimo poderia ocorrer, observando que a extensão e o momento de ajustes adicionais na taxa básica de juros dependeriam dos dados econômicos e das perspectivas da economia. A inflação “permanece um tanto elevada”, disse o banco central, e o mercado de trabalho “mostrou alguns sinais de estabilização”.
Implicações da Decisão
A decisão de manter os custos de empréstimo em seu nível atual suspende novamente o atual ciclo de afrouxamento monetário do Fed. O corte na taxa de juros na reunião de 9 e 10 de dezembro deixou o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) incomumente dividido, com três dos seus 12 membros votantes discordando.
Essas mesmas divisões persistiram até 2026, e os dados econômicos recentes pouco fizeram para mudar a perspectiva daqueles que estão mais preocupados com o fato de a inflação não estar retornando à meta de 2% do banco central, ou daqueles que temem um aumento na taxa de desemprego caso as condições de crédito não sejam flexibilizadas para incentivar mais gastos e investimentos.
Próximos Passos
O presidente do Fed, Jerome Powell, tem uma coletiva de imprensa agendada para discutir a declaração de política monetária e as perspectivas econômicas. Além disso, o sucessor de Powell deve ser nomeado em breve e está previsto para conduzir a reunião de política monetária do banco central nos dias 16 e 17 de junho.
- A inflação permanece um desafio para o Fed, com a taxa de inflação ainda acima da meta de 2%.
- O mercado de trabalho mostrou sinais de estabilização, com a taxa de desemprego em 4,4% em dezembro.
- A decisão do Fed pode ter implicações para a economia e o mercado financeiro, com os investidores atualmente esperando que o Fed mantenha as taxas até a reunião de junho.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link