Ex-vice de Trump critica fundo bilionário que pode indenizar invasores do Capitólio
O ex-vice-presidente Mike Pence expressou sua profunda ofensa em relação a um novo fundo de US$ 1,8 bilhão criado pela administração Trump para resolver a ação do presidente contra o Internal Revenue Service. O fundo pode ser usado para pagar participantes da invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, o que Pence considera “profundamente ofensivo”.
O Departamento de Justiça afirmou que o fundo será utilizado para indenizar reivindicações que alegam motivação política em ações judiciais, no âmbito de um acordo que resolve a ação de US$ 10 bilhões de Trump sobre a divulgação de suas declarações de impostos em 2019. No entanto, Pence acredita que o fundo é uma “má ideia” e incentivou a administração a abandoná-lo.
Alguns dos principais pontos de controvérsia em torno do fundo incluem:
- A possibilidade de indenizar pessoas que agrediram policiais ou depredaram o Capitólio em 6 de janeiro de 2021.
- A contestação judicial que o fundo já enfrenta, com uma juíza federal na Virgínia proibindo temporariamente a administração Trump de operar o fundo.
- A crítica de que o fundo é um “ato de corrupção presidencial” e que não é necessário em Washington.
Pence se junta a um número crescente de republicanos que condenaram o acordo como impróprio, especialmente após as autoridades do governo disseram que o fundo poderia ser usado para pagar invasores que agrediram agentes da lei em 6 de janeiro. Ele acredita que o Departamento de Justiça deve considerar acordos para casos individuais em que os direitos das pessoas tenham sido violados, mas não por meio de um fundo de caixa 2.
Em resumo, o fundo de US$ 1,8 bilhão criado pela administração Trump é altamente controverso e enfrenta críticas de ambos os lados do espectro político. A possibilidade de indenizar invasores do Capitólio é vista como particularmente problemática, e muitos acreditam que o fundo é uma má ideia que deve ser abandonado.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link