Acordos Comerciais: EUA Removem Tarifas de Produtos da Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador
Os Estados Unidos anunciaram recentemente a remoção de tarifas sobre alguns alimentos e outras importações de Argentina, Equador, Guatemala e El Salvador, como parte de acordos-quadro que visam dar às empresas norte-americanas maior acesso a esses mercados.
Esses acordos são esperados para reduzir os preços do café, das bananas e de outros alimentos, beneficiando os consumidores norte-americanos. Além disso, os acordos incluem compromissos de não cobrar impostos sobre serviços digitais de empresas norte-americanas e a remoção de tarifas sobre produtos agrícolas e industriais dos EUA.
Detalhes dos Acordos
Os acordos-quadro com a maioria dos quatro países devem ser finalizados nas próximas duas semanas, com acordos adicionais possíveis antes do final do ano. As autoridades dos EUA estão tendo conversas construtivas com outros países da América Central e do Sul e poderiam concluir mais acordos comerciais antes do final do ano.
- Remoção das tarifas norte-americanas sobre vários itens que não são cultivados, extraídos ou produzidos nos Estados Unidos, como bananas e café do Equador.
- Mantenção das tarifas de 10% sobre a maioria dos produtos de El Salvador, Guatemala e Argentina, e 15% para as importações do Equador.
- Compromissos de não cobrar impostos sobre serviços digitais de empresas norte-americanas.
Os acordos são semelhantes aos anunciados com países asiáticos em outubro e visam abrir os mercados estrangeiros de uma forma que eles não estavam abertos antes, segundo as autoridades norte-americanas.
O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Pablo Quirno, acredita que a estrutura do acordo criará as condições para impulsionar os investimentos dos EUA na Argentina.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link