Negociações sobre Cessar-Fogo na Ucrânia
A Alemanha receberá delegações dos Estados Unidos e da Ucrânia durante o fim de semana para discutir um possível cessar-fogo na Ucrânia. Essas negociações ocorrerão antes da cúpula com líderes europeus e o presidente Volodymyr Zelenskiy em Berlim, na segunda-feira.
De acordo com uma fonte alemã, as conversas envolverão assessores de política externa dos EUA e da Ucrânia, entre outros. Além disso, uma fonte norte-americana afirmou que o enviado do presidente Donald Trump, Steve Witkoff, e seu genro, Jared Kushner, estarão viajando para a Alemanha para participar das negociações.
A decisão de enviar Witkoff, que liderou as negociações com a Ucrânia e a Rússia sobre uma proposta de paz dos EUA, parece ser um sinal de que Washington vê uma possibilidade de progresso nas negociações. A Casa Branca havia declarado anteriormente que Trump enviaria um representante às negociações somente se considerasse que havia progresso suficiente a ser feito.
Cúpula Europeia em Berlim
Na segunda-feira, o chanceler alemão, Friedrich Merz, receberá Zelenskiy e líderes europeus para uma cúpula em Berlim. Essa reunião é a mais recente de uma série de demonstrações públicas de apoio ao líder ucraniano por parte de aliados de toda a Europa, enquanto Kiev enfrenta pressão de Washington para aderir a um plano de paz que inicialmente apoiava as principais exigências de Moscou.
Os seguintes países têm trabalhado nas últimas semanas para aprimorar as propostas dos EUA:
- Reino Unido
- França
- Alemanha
Essas propostas, que foram divulgadas no mês passado, pediam que Kiev cedesse mais território, abandonasse sua ambição de ingressar na Otan e aceitasse limites às suas forças armadas.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link