bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 14:26
Temperatura: 4.7°C
Probabilidade de chuva: 9%

EUA e Ucrânia Anunciam Avanço em Negociações de Paz com a Rússia

Os Estados Unidos e a Ucrânia anunciaram um avanço nas negociações de paz com a Rússia, após concordarem em modificar uma proposta anterior que foi amplamente vista como muito favorável a Moscou. As duas partes disseram em uma declaração conjunta que haviam elaborado uma “estrutura de paz refinada” após conversas em Genebra, embora não tenham fornecido detalhes específicos.

A Casa Branca informou que a delegação ucraniana havia dito que o plano “reflete seus interesses nacionais” e “aborda suas principais necessidades estratégicas”. No entanto, não ficou claro como o plano atualizado lidaria com questões como garantir a segurança da Ucrânia contra as ameaças contínuas da Rússia.

Principais Pontos das Negociações

  • Os EUA e a Ucrânia disseram que continuariam a “trabalhar intensamente” antes do prazo final de quinta-feira.
  • O secretário de Estado, Marco Rubio, liderou a delegação norte-americana durante as negociações, mas voltou para Washington no final do domingo.
  • O presidente dos EUA, Donald Trump, manteve a pressão sobre a Ucrânia para chegar a um acordo, dizendo que a Ucrânia havia demonstrado “zero gratidão” pelos esforços norte-americanos durante a guerra.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, poderia viajar para os EUA já nesta semana para discutir os aspectos mais sensíveis do plano com Trump. A proposta inicial de 28 pontos apresentada pelos EUA na semana passada pedia que a Ucrânia cedesse território, aceitasse limites para suas forças armadas e abandonasse suas ambições de entrar para a Otan.

Os aliados europeus afirmaram que não estavam envolvidos na elaboração do plano original e divulgaram uma contraproposta no domingo, que reduziria algumas das concessões territoriais propostas e incluiria uma garantia de segurança no estilo da Otan dos EUA para a Ucrânia, caso fosse atacada.

As negociações ocorrem em um momento em que a Rússia vem ganhando terreno lentamente em algumas regiões, enquanto as instalações de energia e gás da Ucrânia têm sido atingidas por ataques de drones e mísseis, deixando milhões de pessoas sem água, aquecimento e energia por horas todos os dias.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link