bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 20:32
Temperatura: 7.9°C
Probabilidade de chuva: 0%

Estudo mostra que demarcar terras indígenas melhora saúde da população

Um estudo liderado por pesquisadoras brasileiras concluiu que as Terras Indígenas, principalmente as legalizadas, têm impacto real na mitigação de doenças causadas por queimadas e nas doenças infecciosas tropicais em cidades localizadas a um raio de até 500 quilômetros de distância.

A análise foi possível após uma coleta de dados extensa, que incluiu os nove países que compõem a região amazônica. Em um estudo paralelo, as pesquisadoras avaliaram o impacto das terras indígenas na Mata Atlântica, com resultado semelhante.

Os principais achados do estudo incluem:

  • As Terras Indígenas protegidas legalmente diminuem o impacto de queimadas, seja na quantidade de focos, seja na extensão do dano.
  • As TIs protegidas têm impacto na disseminação das doenças infecciosas.
  • A relação entre as terras indígenas e os benefícios à saúde é complexa e não linear, variando de acordo com as doenças estudadas.

Para as doenças respiratórias, a relação é bem direta: quanto maior a integridade e extensão das áreas de floresta, menor é o impacto na saúde dos moradores. Além disso, os territórios indígenas podem desempenhar um papel fundamental na mitigação da poluição do ar, removendo o material particulado do ambiente por meio do processo de deposição seca.

Portanto, proteger mais áreas florestais sob o manejo dos povos indígenas poderia reduzir significativamente os poluentes atmosféricos e melhorar os resultados de saúde humana. A pesquisadora Julia Barreto destaca que o alcance dos benefícios para a saúde vai além dos indígenas que moram nos territórios demarcados, beneficiando moradores de cidades próximas.

Os dados levantados pela rede estão disponíveis gratuitamente para outros grupos, como forma de devolver à sociedade a oportunidade de trabalhar o tema e reconhecimento do papel colaborativo da ciência.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link