bukib
0 bukibs
Columbus, Ohio
Hora local: 02:29
Temperatura: 4.1°C
Probabilidade de chuva: 3%

As Maiores Ameaças aos Celulares Android em 2025

De acordo com o relatório ESET Threat Report, o ecossistema Android continua sendo um dos principais alvos dos cibercriminosos na América Latina, especialmente em países como Brasil e México. Isso ocorre devido à alta dependência do smartphone na região, aliada à fragmentação do sistema operacional por diversas marcas e ao uso prolongado de aparelhos e aplicativos desatualizados.

Os cibercriminosos aproveitam essa situação para explorar exploits antigos e trojans adaptados, que continuam ameaçando os usuários. Um levantamento recente revelou que 72% dos celulares no Brasil usam Android, sistema que é frequentemente mirado por campanhas de SMS e mensagens com links diretos, aplicativos modificados clandestinos e mesmo nas lojas oficiais.

As Três Maiores Ameaças

De acordo com a ESET, as três maiores ameaças aos celulares Android em 2025 são:

  • Trojan.Android/Exploit.CVE-2012-6636: uma vulnerabilidade antiga que afeta aplicativos que usam componentes legado, como WebView mal configurado, permitindo exploração não autorizada das páginas.
  • Trojan.Android/Exploit.Lotoor: uma ameaça que explora falhas descobertas entre 2010 e 2013 e se baseia no acesso root (superusuário) em dispositivos desatualizados, desinstalando soluções de segurança, modificando configurações do sistema e instalando outros malwares.
  • Trojan.Android/Pandora: uma variante do malware Mirai adaptada ao Android que transforma o aparelho infectado em uma botnet, usando-a para ataques DDoS.

Para se proteger contra essas ameaças, a ESET recomenda que os usuários de Android adotem medidas básicas de segurança, como manter o sistema e os apps atualizados, obter aplicativos somente em lojas oficiais e evitar APKs de origem desconhecida.

Este conteúdo pode conter links de compra.

Fonte: link