Veja também futebol.
Escritora Angolana Ana Paula Tavares Ganha Prêmio Camões 2025
A escritora, poeta e historiadora angolana Ana Paula Tavares conquistou o Prêmio Camões 2025, a principal premiação literária da língua portuguesa. A honraria, concedida pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo governo de Portugal, é um dos maiores prêmios literários do mundo, com um valor de 100 mil euros.
A decisão foi tomada em uma reunião virtual do júri, composto por membros brasileiros, portugueses, angolanos e moçambicanos. De acordo com o júri, o prêmio foi concedido a Ana Paula Tavares por sua “fecunda e coerente trajetória de criação estética” e por seu “resgate de dignidade da Poesia”.
Entre os 36 nomes que já venceram a premiação estão João Cabral de Mello Neto, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Mia Couto, José Saramago, Lygia Fagundes Telles e Chico Buarque. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, celebrou a escolha de Ana Paula Tavares, destacando a força e a beleza da literatura lusófona.
Os jurados que compõem o grupo são:
- Professor da Universidade de Coimbra (Portugal), José Carlos Seabra Pereira
- Professora da Universidade de Lisboa (Portugal), poeta e ensaísta Ana Mafalda Leite
- Professor da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), Francisco Noa
- Professora e pesquisadora da PUC-SP (Brasil), Lucia Santaella
- Historiador, advogado e membro da Academia Brasileira de Letras, Arno Wehling (Brasil)
- Escritor e crítico literário Lopito Feijó (Angola)
Para o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, Ana Paula Tavares é uma “representante extraordinária” da lusofonia, principal vocação do Prêmio Camões. Ana Paula Tavares nasceu na província angolana de Huíla, em 1952, e publicou mais de dez livros, incluindo poesia, crônicas e romances.
O Prêmio Camões foi instituído em 1988 pelos governos do Brasil e de Portugal para estreitar os laços culturais entre os dois países e enriquecer o patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. A organização da premiação é feita pela Fundação Biblioteca Nacional e pelo Ministério da Cultura de Portugal.
Este conteúdo pode conter links de compra.
Fonte: link